domingo, 20 de janeiro de 2013

Preparando a Mochila: Bolas dentro e bolas fora

Este assunto merece um post separado, dada sua importância. É importante ter em mente que a mochila (e o que estiver dentro dela) será uma das grandes fontes para suprir suas necessidades durante a expedição ao Monte: depois que você puser seus pertences na caçamba do carro e sair de Santa Elena – onde nem é tão fácil assim conseguir certas coisas simples, como eu contarei a seguir –, ou você conta com a sorte de encontrar alguém que possa te emprestar algo de que precise e não tenha, ou UM ABRAÇO!

Por outro lado, é importante lembrar que, caso você opte por não contratar um carregador e portanto resolva levar seus próprios pertences (que foi o meu caso e de meus companheiros de viagem), carregar a sua mochila nas costas durante aproximadamente 4 a 5 horas por dia, subindo pedra, descendo pedra, definitivamente não é um exercício fácil. Alguns dizem que o peso da mochila deve ser proporcional ao peso, não devendo exceder os 10% do peso da pessoa. Particularmente, acho impossível levar, para uma viagem dessas, uma mochila com menos de 10 kg. A minha continha o mínimo e estava com 11 kg.

Com base em dicas que li no Mochileiros e que algumas pessoas com quem entrei em contato me passaram, minha mochila continha os seguintes itens, que seguem abaixo separados por categoria e com os respectivos comentários:

Roupas e acessórios

2 camisas transpiráveis manga curta
1 camisa transpirável manga longa
1 casaco fleece
1 conjunto (calça e blusa) segunda pele
1 casaco corta vento
5 tops
10 calcinhas
2 biquínis
1 camiseta
1 short
2 calças de ginástica
1 calça corta vento

Comentário:

No momento de separar as roupas, não há como desconsiderar o peso, por isso a opção de ser minimalista. Não obstante a necessidade de repetir roupas, a quantidade se adequou ao período de trilha no Monte (8 dias). Como tivemos a sorte de pegar um tempo bom quase todos os dias, ainda foi possível lavar e enxugar algo. No entanto, não dá pra contar com isso todos os dias, pois a umidade é muito alta e à noite é comum chover. As calças de ginástica foram excelentes para dormir (tinha noite que usava as duas por causa do frio), e durante as trilhas deu pra alternar tranquilamente duas: a segunda pele e a corta vento.


5 pares de meias especiais para trekking (2 mais potentes e 2 mais light)

Comentário:

Se tivesse que acrescentar itens, eu o faria com as meias (separei duas para preservar secas e usar à noite), pois acabei tendo que usar as meias mais potentes úmidas alguns dias por não ter sido possível secarem.

1 par de luvas

Comentário:

Usei apenas às noites, que sempre eram frias.

1 canga

Comentário:

A canga foi uma grande mancada, pois na verdade só a levei porque na última hora me dei conta de que não estava levando toalha, e com a mochila já lotada só me restou pegar rapidinho uma canga, que é mais fina que se fosse uma toalha. Ok, deu para usá-la sem problemas durante a viagem como toalha, mas não foi o ideal, né? Alguns do meu grupo levaram toalhas absorventes de secagem rápida e estavam elogiando bem durante a viagem, então fica a dica!


1 chapéu

Comentário:

O chapéu foi uma excelente pedida para proteger o rosto do sol.

Calçados

1 par de botas especiais para trekking

Comentário:

Minhas botas da Timberland, que comprei quando fui à Patagônia, foram infalíveis. Aguentaram o tranco nas andanças e meus pés só molharam mesmo alguns dias porque, por ser desastrada, enfiei o pé na lama além da conta algumas vezes. Neste item creio ser bem importante considerar a marca: um colega do grupo estava reclamando de suas botas da Nômade, que não estavam cumprindo com a impermeabilidade prometida (e eu já havia tido problemas com a Nômade na Patagônia, por isso comprei um par Timberland), e o solado da bota de uma menina do grupo, se desprendeu no 4º dia de trilha (marca Salomon, considerada boa).


1 par de papetes



Tipo de papete que eu queria


Papete que eu usei




Comentário:

Minhas papetes não eram do tipo que eu queria, mas ajudaram bastante para descansar os pés, principalmente à noite e nas caminhadas curtas. Foi um item que eu tive muita dificuldade de achar nas lojas de produtos especializados. Acabei comprando essa da foto na Decathlon, que foram muito úteis, embora não tenha sentido firmeza para usá-las em caminhadas mais longas.

Para dormir

1 isolante inflável

Comentário:

Este item foi uma dica de um rapaz do Mochileiros, e o achei bem confortável. A única coisa que me incomodou nele foi o fato de ter que todas as manhãs passar pelo mesmo ritual de tirar o ar e dobrar pra colocar na mochila. Mesmo tendo encontrado uma boa técnica para tanto (eu o dobrava em partes pequenas e ia ajoelhando em cima, e só depois q o ar saía bem o dobrava definitivamente), pelo menos uns 10 minutos eu levava só fazendo isso. Mas é uma boa pedida!

1 saco de dormir

Comentário:

Fundamental para a noite, há dicas no Mochileiros sobre tipos e temperaturas.

Higiene/Cosmética/Proteção


1 tubinho de xampu
1 tubinho de condicionador
1 sabonete em barra

Comentário:

Mesmo tendo tido a preocupação de consegui-los de uma marca que trabalha com produtos biodegradáveis (a Forever Living), esses itens foram completamente dispensáveis na viagem ao Monte, pois não é permitido utilizá-los ao tomar banho nos rios e jacuzzis naturais. Para isso, o guia leva um sabonete especial, mas que mais parece aqueles sabões detergentes de lavar roupa. E pelo que percebi em outros grupos, todo mundo estava na mesma. Enfim, né, o jeito é se adaptar, aventura é aventura! Rs

1 tubo de pasta dental
1 desodorante
1 escova dental
1 rolo de papel higiênico
1 protetor solar
1 batom
1 protetor labial
1 gilete

Comentário:

Bem, esses itens dispensam explicação, né... só abro um parêntese para o papel higiênico, pois nessa de ser minimalista esse quase eu tirei da mochila, quando o guia falou que não precisava. Poderia até ter sido dispensado, se eu tivesse conseguido lenços umedecidos em Santa Elena, mas quando fui procurá-los antes da viagem, já tinham acabado. Então o papel higiênico, embora não fosse bom como os lenços umedecidos, acabou sendo bastante útil principalmente nas horas de fazer xixi, pois o rolo que o guia deixava disponível era para o nº 2, e também nos únicos 2 dias no topo em que não foi possível tomar banho de rio, para fazer o asseio.



1 Repelente

Comentário:

Comprei um da marca Exposis, que no Mochileiros indicaram como a melhor. De fato é muito bom, mas eu confesso não ter usado tanto por não ter curtido o cheiro. Mas recomendo não agir como uma mochileira de meia tigela feito eu, ok?

Outros Utensílios


Polchete

Comentário:

Acho que no caso de trilhas é o único momento em que seu uso é perdoável nos dias de hoje rs. Achava bem mais prático para deixar à mão as coisas que eu mais precisava durante a caminhada, como água e protetor solar.

1 lanterna

Comentário:

Esse foi outro item que quase, quase esqueci de colocar na mochila. Se tivesse acontecido, mais uma mancada! A lanterna é essencial à noite, pois não há qualquer iluminação a não ser a que cada um carrega individualmente. A minha displicência quanto à lanterna me fez escolher uma bem furrequinha, que até deu pra o gasto, mas... Bem, o pessoal estava com umas de cabeça que facilitavam bastante a locomoção, pois como os caminhos geralmente têm pedras ou buracos, é importante ter as mãos livres para se apoiar em alguma parede, caso haja. Também facilita bem na hora de ir ao banheiro, afinal, é difícil segurar uma lanterna e o papel higiênico ao mesmo tempo...

1 garrafa d’água

Comentário:

Essencial!!!

1 poncho grande

Comentário:

Seu uso acabou sendo dispensado, pois o clima estava muito bom e não pegamos chuva durante a trilha. Mas é importante leva-lo, pois de fato o tempo é muito instável e não dá pra contar com tempo bom. Ao final da trilha de subida, no terceiro dia, tem um pedaço bem grande em que se anda ao lado de uma queda d’água. Em tempo de seca, como foi o caso agora, não deu pra molhar tanto e o poncho estava até atrapalhando, tanto é que o tirei. Mas em épocas mais úmidas, pode ser bastante útil.

Itens que não levei e fizeram falta ou poderiam ter sido úteis:



Bastões de caminhada / Borracha para os bastões

Comentário:

Não ter levado bastões foi uma tremenda mancada de mochileira de meia tigela. Nos 3 primeiros dias minhas pernas estavam sobrecarregadas, pois os bastões aliviam a tensão sobre os membros inferiores e ajudam a distribuir o esforço com os braços. Minha sorte foi que duas meninas me emprestaram um de seus bastões durante o restante da caminhada. Uma das meninas do grupo também emprestou durante algum tempo uma borracha para colocar na ponta do bastão, que é bastante útil nesse tipo de caminhada, pois dá uma aderência maior ao solo. Pois é, contar com a sorte, neste caso definitivamente não foi legal!


Kit Primeiros Socorros (itens sugeridos: band-aid; água oxigenada; mertiolate ou outro similar para machucados; anti-inflamatório; gazes; algodão; esparadrapo; analgésicos e relaxantes musculares; termômetro)

Comentário:

Outra mancada federal, pois nem os guias nem os acampamentos possuem material de primeiros socorros. Dá uma sensação de vulnerabilidade e insegurança, pois as trilhas são bem pesadas e um deslize pode levar a um machucado feio, mas é a realidade lá. Minha falha foi não ter dado a devida atenção a isso e me prevenido, pois não enfrentei problemas graves, mas as poucas coisas me incomodaram bastante, que foram basicamente uma bolha cabulosa que ocupou as costas do meu pé direito, abriu e ficou em carne viva durante quase toda a viagem, e as dores musculares, que poderiam ter sido minimizadas se eu tivesse levado algum remédio. E nem sequer band-aids eu levei!!!


Bepantol

Comentário:

Algumas meninas estavam usando esse creme por segurar mais a hidratação dos lábios, que de fato ficam muito ressecados por conta do sol durante o dia e do frio à noite. Nos meus lábios se formaram 3 feridas parecidas com aftas, por conta do ressecamento.

Tesoura de cortar unha e lixa

Comentário:

Mancada federal também, até porque em trilhas as unhas ficam hiper vulneráveis a ficarem horríveis e ninguém merece ficar andando com unha suja, mesmo que no mato. Ainda bem que no 4º dia consegui pelo menos uma tesourinha emprestada para melhorar o aspecto.


Roupa e sandália para passear

Comentário:

Como eu daria prosseguimento à viagem, senti falta de uma roupinha mais normal depois, pra um momento mais descontraído no pós-trip. Um vestidinho e uma sandalinha não teriam acrescentado tanto peso.



Bem, pessoas, essas foram algumas indicações gerais, com base na minha experiência, mas como eu disse antes, consulte outras fontes, informe-se, e não aja como uma mochileira de meia tigela, feito eu rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário